FILHINHOS, NINGUÉM VOS SEDUZA

FILHINHOS, NINGUÉM VOS SEDUZA
COMBATER O BOM COMBATE, SER UM BOM SOLDADO
II Tm 2,3.3 Sofre, pois comigo, aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.
Na primeira espístola de João ele nos exorta: “Filhinhos, ninguém vos seduza”. (l Jo 3,7). São Paulo apresenta em sua carta a Timóteo uma imperiosa necessidade de tomar consciência das exigências e dos sofrimentos para aqueles que se submetem a obediência a Cristo que devem estar preparado para “sofrer privações”. (II Tm 2:3.3) Servir como soldado a Cristo não é tarefa nada fácil. Paulo usou a expressão: “soldado” (Tm 2:3,4). Em torno desses termos ele construiu um belo cenário de fidelidade da parte de um discípulo de Cristo.
Os soldados em serviço não contam com segurança e facilidade. Pelo contrário dureza, riscos e sofrimento são aceitos sem contestação. Nenhum soldado vai à guerra cercado de luxúrias, nem vai à batalha deixando um quarto confortável, mas sim um tenda estreita e provisória, em que há muita dureza, severidade e desconforto’’. De igual modo, o cristão não deve esperar dias fáceis. Se for fiel ao evangelho, certamente experimentará oposição e escárnio. Ele devera sofrer em conjunto com seus companheiros de armas.
É preciso, diz Paulo, “participar dos sofrimentos” como bom soldado (ll Tm 2,3; veja Hb10,32-34). Duas características estão implícitas aqui:
          1) O espírito de servir é visto em sua prontidão para “sofrer”, ou suportar o sofrimento.
          2) Ele é seletivo no que faz e a onde vai, pois “nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida” (2,4).
Seu espírito é manifestado à medida que ele faz suas escolhas de modo á “satisfazer aquele que o arregimentou”. Esse tipo de soldado é aquele que nega a si mesmo tomando a sua cruz diariamente e permanecera firme ao lado do outro (Lucas 9,23). O cristão, que deve viver neste mundo e não se alienar dele, não pode, certamente, esquivar-se das comuns obrigações de seu lar, de seu trabalho e de sua comunidade. É verdade que, como cristão, ele deve estar sobremodo consciente do seu dever de bem cumpri-las e não evadir-se delas.
As atividades civis que dividem o tempo e a energia do soldado cristão são letais para seu ministério e espiritualidade, não podem ocupar o tempo e o lugar do Senhor. O soldado deve “satisfazer”, “ agradar” a Cristo. A primeira preocupação do soldado do Evangelho é obedecer e servir a Jesus Cristo, Aquele que o chamou ao serviço, senta-se comprazido com seu labor. O soldado não tem o propósito de agradar o mundo ou aos mundanos, e se o fizesse interferiria na sua plena consagração ao Senhor.
Quais seriam as qualidades do soldado quem Paulo apresentaria para hoje na vida cristã?
         1) O serviço do soldado deve ser um serviço concentrado. Um soldado é um soldado e nada mais. Um cristão deve concentrar-se em seu cristianismo deve usar qualquer tarefa em esteja envolvido para viver e demonstrar seu cristianismo.
         2) O soldado está condicionado a obedecer. A obediência pronta e instintiva pode salvar-lhe a vida e a de outros.
         3) O soldado está condicionado ao sacrifício. O cristão deve estar sempre pronto para sacrificar-se, seus desejos, anseios, planos, por Deus e por seus companheiros.
         4) O soldado está condicionado à lealdade.
Cada cristão é, num certo grau, um soldado de Cristo. Não importando qual seja o nosso temperamento, não podemos evitar o conflito cristão. Se quisermos ser bons soldados de Cristo, devemos dedicar-nos à batalha, comprometendo-nos com uma vida de disciplina e de sofrimento, e evitando tudo o que nos possa “seduzir ou envolver” e assim nos desviar do seu propósito.
Somos o Exército de Deus. O que è o Exército de Deus? Nossa proposta é levar os jovens a serem de Deus. A Nossa Missão:
         1) Regatar jovens para Deus;
         2) Anunciar e testemunhar Jesus Cristo
         3) Defender a Pátria Celeste.
Nosso armamento:
   1) O Terço;

   2) A Bíblia

         3) A Cruz


       Capelão do Exercito de Deus CDP
       Pe. Cristovão

Nenhum comentário:

Postar um comentário